SOBRE A BRASA

A Revista Brasa é um periódico voltado às discussões que relacionam problemáticas entre Artes, Educação, Cultura, Política e Sociedade. A revista tem por objetivo a divulgação, fomento e fruição de trabalhos artísticos, científicos e técnicos, promovendo um espaço de diálogo entre artistas, professores, pesquisadores, arte-educadores e a comunidade em geral.

A Brasa tem como escopo a problemática das Artes em suas diversas linguagens e desdobramentos, em relação com outros campos dos saberes e atravessamentos. O foco das publicações são as diversas possibilidades de estudo relacionados às Artes, visando trabalhos que discutam experiências de ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se ainda a preocupação com trabalhos voltados à Cultura Popular e a grupos de Artistas Independentes.

sabado-2.jpg

QUER PUBLICAR NA REVISTA BRASA?

A Brasa quer promover uma mídia onde qualquer pessoa possa publicar seu conteúdo artístico e/ou educativo, seja de caráter científico, técnico ou popular. Sendo assim, convidamos você a submeter gratuitamente qualquer trabalho escrito que dialogue com a primeira edição. Abaixo as principais informações sobre o que e como publicar. 

 

POLÍTICA DE SESSÃO

- Ensaio/Resenha/Relato de Experiência Artístico-Cultural  (até 3 páginas)

Publicações de ensaios sobre trabalhos, pesquisas, aulas, espetáculos, coreografias, exposições, performances e toda e qualquer registro de manifestação artística por parte de artistas, coletivos, grupos, escolas de arte, entre outros espaços de produção de conhecimento. 

- Exposição de Manifestação Artística (até 4 páginas)

Publicações de registros visuais através de fotografias, ilustrações e obras que irão compor a visualidade da revista. Além disso, existe espaço para obras audiovisuais através de QRCode para linkar páginas e conteúdos de relevância por parte de artistas, coletivos, grupos, escolas de arte, entre outros espaços de produção de conhecimento.

- Plano de Aula/Projeto (até 2 páginas)
Publicações de planos de aula, metodologias, jogos, exercícios, práticas e poéticas voltadas à criação artística de diferentes linguagens por parte de artistas, coletivos, grupos, escolas de arte, entre outros espaços de produção de conhecimento.

A Brasa vai contar ainda com:

Artigos

Entrevistas

Calendário de Notícias

Espaço Publicitário

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Todo material submetido à Revista Brasa será designado para avaliação de apreciação sigilosa de pares com até 2 pareceristas (de titulação equivalente ou superior), colaboradores do Laboratório-Escola, conforme o escopo da revista. 

 

A avaliação segue os critérios apresentados na Política de Sessão e ocorrerá dentro do prazo de 30 dias (prorrogáveis por mais 30) para a produção de parecer. A resposta ao material submetido pode ser "Aceite", "Aceite com correções" ou "Recusa". Em caso de aceite com correções, caberá cada autore fazer as alterações sugeridas. Em caso de discrepância nos pareceres, a equipe editorial poderá indicar uma terceira pessoa para avaliar ou, dependendo da temática, tomar a decisão final.

Em caso de identificação de plágio, os trabalhos serão automaticamente recusados, com aviso ao autore.

CÓDIGO DE ÉTICA E DIREITOS AUTORAIS

A Revista Brasa não se responsabiliza pelas opiniões expressas nas diferentes publicações apresentadas. Desta forma, Artigos, Exposições de Manifestação Artística, Projetos de Aula, Ensaios Artístico-Culturais, Resenhas e Relatos de experiência publicadas não representam a opinião oficial do periódico e sua equipe, mas sim, exclusivamente de autores/artistas. Dessa forma, são consideradas responsabilidades de cada autore/artista:

  1. Submeter trabalhos inéditos e originais;

  2. Informar através de nota de rodapé, caso exista instituição, órgão ou edital de financiamento do trabalho;

  3. Dar créditos a todes participantes com autoria do trabalho;

  4. Observar a existência de direitos autorais envolvendo imagens e, referenciá-las;

  5. Realizar as modificações solicitadas pelos revisores, dentro do prazo estabelecido, garantindo-se o direito de contrapor determinadas observações;

  6. Ser responsável pelo conteúdo da publicação, não se valendo do plágio ou falsificação.

  7. Ao submeter, a pessoa deixa autorizado, gratuitamente, o uso do material a ser publicado, em número ilimitado de vezes, em qualquer canal de comunicação da Revista Brasa do Laboratório-Escola de Arte Popular  (impressa, virtual, audiovisual e demais tipos de mídias).

 


2.jfif

SUBMISSÕES ENCERRADAS

BAIXE A PRIMEIRA EDIÇÃO AQUI:

(Re)Existências e (Re)Invenções em Tempos de Pandemia

A SUBMISSÃO PARA A SEGUNDA EDIÇÃO COMEÇARÁ

NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Para se inscrever:

  1. Mande um email para revistabrasa@gmail.com;

  2. Coloque como título Submissão Revista Brasa;

  3. Especifique  no corpo do e-mail o nome de autore e a sessão escolhida (Resenha/Relato/Ensaio, Manifestação ou Plano de Aula).

  4. Encaminhe seu texto em formato .DOC de acordo com nossos templates.

 

Artes Visuais (2).JPG

QUEM FAZ A

REVISTA BRASA?

COORDENAÇÃO EDITORIAL

CONSELHO CONSULTIVO EDITORIAL

FOTO DA LU (1).jpeg

Luciana Tondo

Editora de Conteúdo

FOTO DA FRAN (1).jpeg

Francielle Daltrozo

Editora de Conteúdo

Mirr.jpg

Mirlaine Brasil

Diretora de Arte

Bruno Flores Prandini.jpg

Bruno Flores Prandini

Diretor Artístico e Comercial

WhatsApp Image 2020-08-18 at 01.41.35.jp

Rodrigo Reis

Diretor Artístico e de Conteúdo

WhatsApp Image 2020-08-17 at 20.13.02.jp

Eduardo Hass

Diretor Administrativo e de Redação

Foto Lu (1).jpg

Luciana Oliveira

WhatsApp Image 2020-10-05 at 10.38.28.jp

Eduardo Pacheco

Simone Luz rosto 2.jpg

Simone Constante

WhatsApp Image 2020-09-22 at 19.36.50.jp

Atena Beauvoir

Thiago_Pirajira_crédito_Claudio_Etges_(

Thiago Pirajira

WhatsApp Image 2020-10-08 at 23.00.02 (2

Cibele Sastre

DSCN0200-1 (1).jpg

Manatit Ecoaecoa

14691916_985438514915515_147134800330129

Marli Sitta

A primeira edição da Revista Brasa foi contemplada pelo edital FAC Digital RS.

www.cultura.rs.gov.br | www.feevale.br | www.feevaletechpark.com.br